Dia de visita à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na chegada ver um povo alegre e perceber que são ex- Juarez que nos levaram pra conhecer uma parte da Universidade, passando pelas divisões de educação física, fomos a biblioteca central e partimos de lá para a parte de filosofia, prédio com características marcantes e historias pra contar, mas o que realmente me chamou a atenção foi um cartaz de 'Protesto' que dizia: "Unicamp, 2 dias de portas abertas e 363 de portas fechadas."
No momento não entendi muito o que aquela frase significava, resolvi perguntar ao "guia" o porque do cartaz, ele respondeu falando sobre a possibilidade de uma pessoa que estuda em uma escola publica passar nas provas de vestibular ser quase nula, já que esse ensino ainda é precário no país e escolas como o CEJW (Colégio Eng Juarez Wanderley) são um diferencial no que se trata de ensino médio.
Passando um tempo após a conversa, ao continuar nossa "caminhada" pela Universidade nos deparamos com um homem que vou chamar de Cara. Cara que esta em seu mestrado na Unicamp nos parou no meio de um corredor estreito para falar sobre a frase do protesto e significado dela dentro da faculdade, criticando a própria, usando de palavras como, cinismo e hipocrisia para definir o evento UPA (Unicamp Portas Abertas), com uma certa razão. Dizia Cara que o fato da Unicamp abrir esse espaço para conhecimento era cinismo, já que, por mais que seja uma instituição publica não atendia realmente ao publico em si, mas a quem pode pagar por um ensino de qualidade num país onde a educação é um setor "esquecido" pelo governo, nós que pagamos nossos impostos sustentamos a universidade, mas não usufruímos dela, o que seria de nosso direito.
Fica então a pergunta, será que essa situação pode mudar? O governo que se diz preocupado com a educação do país é cego nesse ponto, talvez seja hora de olhar com mais critica as decisões e atitudes atuais dos governantes e não se esquecer de também analisar bem cada candidato das eleições 2010 e melhorar o destino do país, tanto na proposta em questão quanto em âmbito global.
Um comentário:
Eu não sei se te conheço ou não me lembro de você, mas enfim eu estive no UPA, vou ser sincera sei exatamente o que o tal do "CARA" falou e sinto o mesmo, porque sei que não tenho base pra passar lá com a escola que estudei. Queria lhe desejar parabéns, porque seu blog é muito bom e enfim você vai precisar também. Estarei divulgando o seu blog no meu logo, logo. beijos
Postar um comentário